
Política
Senado envia comitiva aos EUA para negociar redução de tarifas; grupo inclui ex-ministros de Bolsonaro
Parlamentares vão discutir com o Congresso norte-americano a taxa de 50% imposta por Trump a produtos brasileiros

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
O Senado definiu os nomes dos parlamentares que irão aos Estados Unidos para negociar com congressistas norte-americanos uma possível redução da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, imposta pelo presidente Donald Trump.
A missão ocorrerá entre os dias 29 e 31 deste mês, em Washington, e contará com a participação da senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura no governo Jair Bolsonaro (PL), e do senador Marcos Pontes (PL-SP), que foi ministro da Ciência e Tecnologia no mesmo período.
Também integram a comitiva o líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA), e os senadores Esperidião Amin (PP-SC), Rogério Carvalho (PT-SE), Fernando Farias (MDB-AL) e Carlos Viana (Podemos-MG).
A criação da Comissão Temporária Externa para interlocução com os Estados Unidos foi aprovada nesta semana pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. Há expectativa de que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que segue licenciado e atualmente nos Estados Unidos, participe de algumas das agendas do grupo.
Nesta quinta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro defendeu que Eduardo permaneça nos EUA mesmo após o fim do prazo regimental de sua licença, que se encerra no domingo. “Pelo que eu sei, ele (Eduardo) não vem pra cá (para o Brasil), ele vai ser preso no aeroporto. Com todo o respeito aos parlamentares presentes, ele é mais útil lá fora do que cumprindo mandato”, disse Bolsonaro ao deixar o gabinete do filho Flávio, senador pelo PL do Rio de Janeiro.
Flávio Bolsonaro também comentou o tema e afirmou que não há pressa para uma definição sobre o retorno do irmão ao Brasil: “Depois do prazo da licença, ele ainda poderia faltar às sessões, ainda teria muito prazo para se decidir. Não é algo para ser decidido agora, ele pode cumprir este prazo até o fim.”
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.