
Política
Prazo de licença de Eduardo Bolsonaro termina neste domingo
Parlamentar está nos EUA desde março e pode perder mandato se não retornar às atividades

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
A licença de 120 dias do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) termina neste domingo (20). A partir de segunda-feira (21), o parlamentar começará a contabilizar faltas não justificadas caso não retorne ao Brasil. Para manter o mandato, ele não pode faltar a mais de um terço das sessões do plenário da Câmara.
Embora o Congresso Nacional esteja em recesso, com retorno das atividades legislativas previsto para 4 de agosto, o prazo de afastamento solicitado por Eduardo se encerra oficialmente neste fim de semana.
O deputado está fora do país desde março, quando pediu 120 dias de licença “por interesses pessoais”, além de dois dias para “tratamento de saúde”. Na época, publicou um vídeo afirmando que permaneceria nos Estados Unidos para articulação política e para “buscar as devidas sanções aos violadores de direitos humanos”.
Eduardo Bolsonaro é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e foi o terceiro deputado federal mais votado em São Paulo nas eleições de 2022, com 741.701 votos, atrás de Guilherme Boulos (PSOL) e Carla Zambelli (PL).
Suplente no cargo
Durante o afastamento, a Câmara convocou o suplente Missionário José Olímpio (PL-SP), que assumiu a vaga em 21 de março. Formado em Direito, ele é ligado à Igreja Mundial do Poder de Deus e afirma nas redes sociais atuar “pelos valores cristãos e familiares”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.