
Política
Moraes dá 24 horas para defesa de Bolsonaro explicar descumprimento de medidas cautelares
Ministro do STF advertiu ex-presidente e alerta para possibilidade de prisão imediata

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 24 horas para que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifeste sobre o descumprimento das medidas cautelares impostas na última sexta-feira (18). A decisão foi tomada após Bolsonaro divulgar links de entrevistas concedidas à imprensa, em violação à proibição de uso das redes sociais.
Mesmo advertido por Moraes, Bolsonaro visitou a Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (21) e exibiu a tornozeleira eletrônica. As imagens circularam amplamente nas redes sociais e veículos de imprensa. As restrições integram o inquérito que investiga a atuação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) junto ao governo Donald Trump, em tentativa de pressionar autoridades brasileiras e barrar investigações sobre a trama golpista.
As medidas cautelares incluem uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno das 19h às 6h, reclusão integral nos fins de semana e feriados, proibição de uso de redes sociais, de se aproximar de embaixadas e de manter contato com diplomatas, Eduardo Bolsonaro e demais investigados. Moraes foi enfático: “sob pena de decretação imediata da prisão do réu”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.