
Política
Democracia corre risco como no período nazista, diz Lula
Declaração foi dada durante participação do presidente na reunião sobre a defesa da democracia

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou a onda recente de extremismo na política com o período de ascensão do Partido Nazista na Alemanha, na década de 1930 do século passado.
"Por que que nós estamos fazendo esse movimento? Porque a democracia corre risco com o extremismo como ocorreu na fundação do Partido Nazista, com a questão da ascensão do [Adolf] Hitler. O que nós queremos é democracia, não importa que seja de direita, que seja de esquerda, que seja de centro. O que nós queremos é o exercício da democracia, com tolerância, com respeito à diversidade, com respeito ao pensamento ideológico, com respeito à cultura de cada país, a cada religião. É isso que eu quero para o Brasil", disse Lula.
A declaração foi dada durante participação do presidente na reunião sobre a defesa da democracia, organizada pelo presidente chileno Gabriel Boric, na tarde desta segunda-feira (21), em Santiago, no Chile.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.