
Política
Bolsonaro cancela participação em atos da oposição na Câmara
Ex-presidente recuou após cobrança explicações por possível descumprimento de medidas cautelares durante visita ao Congresso

Foto: Ton Molina/STF
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos com aliados na manhã desta terça-feira (22), após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar que sua defesa explique o descumprimento de medidas cautelares durante visita ao Congresso. Ele iria participar de reuniões em comissões da Câmara dos Deputados, mas desistiu. Ele segue em agenda na sede do PL.
Durante visita ao Congresso na segunda-feira (21), Bolsonaro exibiu a tornozeleira eletrônica e criticou Moraes, que reagiu pedindo explicações da defesa e alertando para possível decretação de prisão. A suspeita é de que o ex-presidente tenha usado redes sociais de forma indireta, o que violaria restrições impostas pelo STF.
A avaliação entre parlamentares ouvidos pela Folha de S. Paulo é que Bolsonaro pretende capitalizar politicamente as restrições impostas pelo Judiciário para reforçar sua narrativa de vítima para mobilizar a militância.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.