
Política
Governo vai tornar obrigatória biometria para acesso a benefícios sociais
Nova regra irá valer para programas como o Bolsa Família e faz parte de um pacote de medidas que inclui aplicativos e normas para uso estratégico dos dados brasileiros

Foto: Divulgação/Agência Governo Federal
Em breve, quem recebe benefícios sociais como o Bolsa Família deverá confirmar sua identidade por biometria digital ou facial. A medida integra um novo pacote do governo voltado à transformação digital, anunciado nesta quarta-feira. A proposta é aumentar a segurança e a eficiência nos serviços públicos.
De acordo com o Executivo, o uso da biometria deve coibir fraudes e assegurar que os recursos cheguem a quem realmente tem direito. "A ideia é que tudo que envolva pagamento de benefício público seja biometrizado", afirmou Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão.
A biometria será incorporada de forma gradual, com base nos dados coletados pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que soma cerca de 30 milhões de emissões. O governo também informou que fechou um acordo com a Caixa Econômica Federal para usar a base biométrica do banco no pagamento dos benefícios e ampliar o atendimento presencial nas agências.
Verificação por app e integração de dados
Também será lançado nesta quarta um aplicativo que permite verificar se a nova identidade é autêntica. A validação será feita por meio do QR Code impresso no documento ou na versão digital.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.