
Política
Justiça italiana deve decidir destino de Carla Zambelli em até 48 horas
A parlamentar foi presa nesta terça-feira em Roma, na Itália

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
A justiça italiana decidirá, em 48 horas, qual direcionamento dará a deputada federal brasileira Carla Zambelli. A parlamentar foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália, segundo informou o Ministério da Justiça brasileiro. A prisão foi feita pela polícia italiana, em colaboração com a Polícia Federal (PF) do Brasil.
Na audiência, a autoridade judiciária italiana poderá optar por quatro direcionamentos: manter Zambelli presa; conceder prisão domiciliar; liberá-la; autorizar a abertura do processo de extradição (como ela tem cidadania italiana, o país pode decidir não enviá-la de volta ao Brasil). Se o governo italiano aprovar a extradição, Zambelli será devolvida ao Brasil para cumprir a pena de 10 anos determinada pelo STF.
Zambelli estava foragida desde que foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023. Ela deixou o Brasil em maio, passou pelos Estados Unidos e se mudou para a Itália.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.