Quinta-feira, 31 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula convoca reunião de emergência após tarifaço de Trump contra exportações brasileiras

Política

Lula convoca reunião de emergência após tarifaço de Trump contra exportações brasileiras

Encontro no Planalto vai discutir medidas para amenizar impactos econômicos e tentar reverter decisão dos EUA

Lula convoca reunião de emergência após tarifaço de Trump contra exportações brasileiras

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 30 de julho de 2025 às 16:47

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou ministros para uma reunião de emergência no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (30), para discutir a nova tarifa imposta pelo governo dos Estados Unidos a produtos exportados pelo Brasil. O encontro com os principais auxiliares deve ocorrer no fim da tarde.

A medida assinada por Donald Trump eleva para 50% a tarifa sobre os produtos brasileiros, com entrada em vigor em sete dias. Segundo comunicado da Casa Branca, a decisão é uma resposta a "ações do governo brasileiro que ameaçam a segurança nacional e a economia dos EUA". O texto também menciona o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e acusa o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de perseguição.

Durante a reunião, o governo deve avaliar a extensão dos impactos da medida e discutir ações emergenciais, como apoio aos setores afetados e estratégias para manter empregos. O vice-presidente Geraldo Alckmin, que está à frente das negociações com empresários e autoridades norte-americanas, participará do encontro.

Também foram chamados os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União). Já o chanceler Mauro Vieira, que está em viagem aos Estados Unidos, será representado por um secretário do Itamaraty.

O Ministério do Desenvolvimento e o Itamaraty devem apresentar um levantamento detalhado sobre os efeitos do tarifaço na pauta de exportações do Brasil para os EUA. Mesmo com a alta nas tarifas, alguns itens — como determinados alimentos, minérios, combustíveis e produtos da aviação civil — foram excluídos da taxação.