Sábado, 02 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Governo Lula vai lançar programa 'Aqui é Brasil' para acolher deportados dos EUA

Política

Governo Lula vai lançar programa 'Aqui é Brasil' para acolher deportados dos EUA

Iniciativa é resposta a relatos de maus-tratos contra imigrantes brasileiros expulsos do território americano

Governo Lula vai lançar programa 'Aqui é Brasil' para acolher deportados dos EUA

Foto: Acnur / Divulgação

Por: Metro1 no dia 01 de agosto de 2025 às 16:21

O governo Lula publicará uma portaria que cria o programa “Aqui é Brasil”, voltado ao acolhimento humanitário de brasileiros repatriados e deportados. A medida responde à intensificação das deportações e a relatos de maus-tratos a imigrantes nos EUA. O programa será oficialmente lançado na próxima quarta (6), em Brasília, e entrará em vigor imediatamente após a publicação da portaria conjunta entre os ministérios envolvidos na iniciativa: Direitos Humanos, Relações Exteriores, Saúde, Desenvolvimento Social e o Ministério da Justiça, com apoio da Polícia Federal.

O documento acessado pela Folha de S.Paulo destaca que ações do governo Trump, como a realização de operações anti-imigração em locais como igrejas e escolas, "resultaram em impactos diretos na rotina da comunidade brasileira residente nos Estados Unidos, que passou a viver sob constante estado de medo e insegurança".

Na semana passada, a embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou uma mensagem dirigida aos imigrantes brasileiros que estão de forma ilegal no país. "Até o E.T. sabia a hora de voltar para casa", diz a mensagem, em referência ao filme de ficção científica "E.T. O Extraterrestre" (1982).

Em junho, 109 brasileiros em situação de vulnerabilidade nos Estados Unidos foram recebidos em uma operação humanitária coordenada pelo governo federal. De fevereiro a junho deste ano, 892 pessoas foram repatriadas. Um parecer técnico do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania que embasa a criação do programa afirma que "as novas diretrizes do atual governo norte-americano agravaram a situação dos imigrantes".