
Política
PT define nova Executiva Nacional neste sábado
Éden Valadares é cotado para assumir a Secretaria de Comunicação

Foto: João Ramos
O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) realiza neste sábado (23) a escolha de sua nova Executiva Nacional. A reformulação ocorre após a corrente Construindo um Novo Brasil ( CNB) sair vitoriosa no Processo de Eleições Diretas (PED) de 2025, conquistando maioria e, com isso, maior influência sobre cargos estratégicos como a presidência, além das secretarias de Comunicação e Finanças.
Em julho, o ex-ministro da Secretaria de Comunicação e ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, foi eleito presidente do partido. Com um perfil considerado mais moderado, Edinho pretende ampliar alianças além da esquerda tradicional, de olho nas eleições de 2026. Sua eleição contou com o apoio direto do presidente Lula.
Na nova composição, Gleide Andrade, aliada da ex-presidente do partido e atual ministra Gleisi Hoffmann deve continuar à frente da Secretaria de Finanças.
Na área de Comunicação, a expectativa é pela substituição do deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP) por Éden Valadares, ex-presidente do PT na Bahia, indicado pelo senador Jaques Wagner (PT-BA). Tatto, por sua vez, deve assumir uma das vice-presidências do partido. Em seu lugar na Secretaria de Organização, o nome cotado é Laércio Ribeiro, ex-presidente do PT municipal de São Paulo.
A nova Executiva também deve contemplar outras correntes internas. O deputado Henrique Fontana, da Resistência Socialista e aliado do ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), deve permanecer como secretário-geral da legenda.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.