
Política
Quaest: cresce percepção de que Bolsonaro participou de plano de golpe
52% dos entrevistados acreditam na participação de Bolsonaro

Foto: Fellipe Sampaio/STF
A percepção de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de um plano de golpe de Estado após as eleições de 2022 aumentou entre os brasileiros. Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (25), 52% dos entrevistados acreditam na participação de Bolsonaro. Em levantamentos anteriores, esse percentual era de 47% em dezembro de 2024 e 49% em março deste ano.
Ainda segundo o levantamento, 36% afirmam que o ex-presidente não esteve envolvido na tentativa de golpe, número que se manteve relativamente estável em relação às pesquisas anteriores (34% em dezembro e 35% em março). Outros 2% dizem que não houve tentativa de golpe, enquanto 10% não souberam ou preferiram não responder.
O julgamento de Bolsonaro e outros sete réus do núcleo 1 do processo que apura o plano golpista será iniciado em 2 de setembro, conforme agendado pelo ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A pesquisa entrevistou presencialmente 2.004 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.