Quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Alckmin viaja ao México para ampliar parceria comercial em meio a impasse com tarifaço de Trump

Política

Alckmin viaja ao México para ampliar parceria comercial em meio a impasse com tarifaço de Trump

Vice-presidente se reúne com Claudia Sheinbaum e busca fortalecer laços econômicos além dos EUA

Alckmin viaja ao México para ampliar parceria comercial em meio a impasse com tarifaço de Trump

Foto: Cadu Gomes/VPR

Por: Metro1 no dia 27 de agosto de 2025 às 15:40

Atualizado: no dia 27 de agosto de 2025 às 16:45

Sem avanço nas negociações sobre o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, viajou nesta quarta-feira (27) ao México. A comitiva desembarcou na Cidade no México na noite desta terça-feira (26) e deve permanecer até quinta-feira (28), para encontro com a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum. 

“O México é um parceiro importante para o Brasil. Esta visita é uma oportunidade estratégica para aprofundarmos nosso diálogo político e, principalmente, para abrirmos novas frentes de comércio e investimento que gerarão prosperidade para nossos povos”, afirmou Alckmin.

Na segunda-feira (25), o Canadá e o Mercosul anunciaram a retomada das negociações de livre comércio, suspensas desde 2021. Já com o México, a parceria resultou em uma corrente de comércio de US$ 13,6 bilhões no ano passado.

Além de Alckmin, participam da missão a ministra do Planejamento, Simone Tebet, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, além de representantes das Relações Exteriores, da Saúde e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).