Quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Alta de juros preocupa mais que tarifaço, diz Ministro do Trabalho

Política

Alta de juros preocupa mais que tarifaço, diz Ministro do Trabalho

Luiz Marinho alerta que juros altos afetam empregos e economia mais que tarifas dos EUA

Alta de juros preocupa mais que tarifaço, diz Ministro do Trabalho

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 28 de agosto de 2025 às 13:38

Atualizado: no dia 28 de agosto de 2025 às 13:51

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou, nesta quarta-feira (27), que a taxa básica de juros, hoje em 15% ao ano, representa um entrave maior para a economia brasileira do que o tarifaço imposto pelos Estados Unidos.

“Peço para o santo dos juros baixar esse juro, esse é o principal problema, maior que o tarifaço. Precisamos de redução de juros urgentemente para a atividade se manter”, disse.

A fala ocorreu durante a análise dos dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), que apontou em julho o menor saldo de criação de postos formais desde 2020. De acordo com o ministro, a alta taxa dos juros, definida pelo Banco Central nas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), impacta diretamente a atividade econômica e a geração de empregos.

Segundo Marinho, no pior cenário, o país poderia perder até 320 mil empregos em razão das tarifas anunciadas pelo governo de Donald Trump. Ele destacou, no entanto, que o impacto deve ser contornado com medidas já anunciadas, como a liberação de R$ 40 bilhões em crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para empresas exportadoras, condicionado à manutenção dos empregos. “Creio que passaremos por isso, e tenho certeza que o comércio exterior brasileiro sairá mais forte”, afirmou.