
Política
Alta de juros preocupa mais que tarifaço, diz Ministro do Trabalho
Luiz Marinho alerta que juros altos afetam empregos e economia mais que tarifas dos EUA

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou, nesta quarta-feira (27), que a taxa básica de juros, hoje em 15% ao ano, representa um entrave maior para a economia brasileira do que o tarifaço imposto pelos Estados Unidos.
“Peço para o santo dos juros baixar esse juro, esse é o principal problema, maior que o tarifaço. Precisamos de redução de juros urgentemente para a atividade se manter”, disse.
A fala ocorreu durante a análise dos dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), que apontou em julho o menor saldo de criação de postos formais desde 2020. De acordo com o ministro, a alta taxa dos juros, definida pelo Banco Central nas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), impacta diretamente a atividade econômica e a geração de empregos.
Segundo Marinho, no pior cenário, o país poderia perder até 320 mil empregos em razão das tarifas anunciadas pelo governo de Donald Trump. Ele destacou, no entanto, que o impacto deve ser contornado com medidas já anunciadas, como a liberação de R$ 40 bilhões em crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para empresas exportadoras, condicionado à manutenção dos empregos. “Creio que passaremos por isso, e tenho certeza que o comércio exterior brasileiro sairá mais forte”, afirmou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.