Quinta-feira, 04 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Câmara aprova projeto que impede cobrança automática em benefícios do INSS

Política

Câmara aprova projeto que impede cobrança automática em benefícios do INSS

Crédito consignado segue permitido com novas regras

Câmara aprova projeto que impede cobrança automática em benefícios do INSS

Foto: Reprodução/ Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 04 de setembro de 2025 às 09:20

Atualizado: no dia 04 de setembro de 2025 às 09:21

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (3) um projeto de lei que proíbe a cobrança de contribuições associativas diretamente de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A proposta, relatada por Danilo Forte (União-CE), foi aprovada simbolicamente, e todos os destaques apresentados foram rejeitados pelos parlamentares.

A medida é uma resposta a denúncias de descontos irregulares que vieram à tona em abril, após operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU). Segundo as investigações, entidades teriam retido cerca de R$ 6,3 bilhões de beneficiários entre 2019 e 2024.

O relator defendeu que esse tipo de cobrança compromete a função do INSS, que não foi criado para intermediar relações privadas entre beneficiários e entidades. Para ele, utilizar a estrutura pública para descontos sem vínculo com a previdência representa desvio de finalidade e mau uso de recursos.

O texto mantém a possibilidade de crédito consignado, desde que autorizado por meio digital seguro. Está proibida a contratação ou desbloqueio por procuração ou ligação telefônica. Em caso de desconto indevido, a devolução ao segurado deverá ocorrer em até 30 dias, com respaldo do Fundo Garantidor caso a instituição financeira não efetue o reembolso.