
Política
Hugo Motta e Tarcísio de Freitas se encontram em Brasília para discutir anistia
Texto pode incluir Bolsonaro e réus de atos antidemocráticos

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o presidente da Câmara, Hugo Motta, se reuniram em Brasília na tarde desta quarta-feira (3) para tratar do projeto de lei da anistia. A conversa busca construir um texto que contemple não apenas os envolvidos nos atos de 8 de janeiro, mas também os acusados na tentativa de golpe ainda em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi confirmada pela assessoria de Hugo Motta à CNN.
Hugo Motta tem reconhecido obstáculos para aprovar uma proposta ampla, mas afirmou a interlocutores que o apoio ao tema cresceu na Câmara e que pretende pautá-lo em breve. O principal impasse é a extensão da anistia, especialmente se incluir o ex-presidente Jair Bolsonaro e demais réus da suposta articulação golpista.
A possibilidade de um texto mais abrangente encontra forte resistência no STF e no presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Ambos apoiam uma proposta que reduza penas por crimes contra o Estado democrático, mas sem perdoar integralmente os envolvidos.
Tarcísio e setores do Centrão, por outro lado, têm pressionado por uma anistia mais ampla. Caso a proposta ultrapasse os limites defendidos pelo Senado ou STF, poderá ser rejeitada na Casa Alta ou questionada por inconstitucionalidade.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.