
Política
Senado oficializa afastamento de Marcos do Val
Senado afasta senador por 115 dias para tratamento de saúde em meio a investigações sobre ataques institucionais e plano para anular eleições

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Senado Federal oficializou o afastamento do senador Marcos do Val (Podemos-ES) de suas atividades legislativas por 115 dias para tratamento de saúde. O parlamentar é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por supostamente promover uma campanha para intimidar e constranger policiais federais responsáveis por investigações em andamento na Corte.
Ele também é suspeito de ter arquitetado um plano para anular as eleições de 2022.
“Os fatos estão ligados a uma campanha de ataques institucionais contra o STF e a Polícia Federal, incluindo a divulgação de dados pessoais de delegados que atuam em investigações na Corte”, explicou o STF.
Durval foi obrigado a usar tornozeleira eletrônica e teve suas contas bancárias bloqueadas após descumprir decisão do Supremo e viajar para os Estados Unidos. Ele estava proibido de deixar o país devido às investigações. No entanto, um acordo entre o Senado e o STF suspendeu parte das limitações impostas ao parlamentar.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.