
Política
Lula participa de desfile de 7 de Setembro sem líderes do Senado e STF
O desfile terá cerca de duas horas de duração e abordará ainda dois eixos temáticos: a COP30 e o Novo PAC

Foto: Ricardo Stuckert / PR
No desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência, neste domingo (7), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará sem a presença dos presidentes do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), que está em sua terra natal, e do STF, ministro Luís Roberto Barroso, em missão na França. O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), não informou onde estará durante o evento.
Com o tema “Brasil Soberano”, o desfile deste ano tem como foco a defesa das prerrogativas institucionais dos Três Poderes, diante do que o governo considera uma ofensiva intervencionista dos Estados Unidos. A cerimônia, marcada para às 9h na Esplanada dos Ministérios, também busca resgatar a imagem do patriotismo associada ao 7 de Setembro, anteriormente vinculada ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Cores nacionais e termos como "soberania" dominam a estética do evento, que é promovido com campanha incentivando o uso da camisa amarela da Seleção.
O desfile terá cerca de duas horas de duração e abordará ainda dois eixos temáticos: a COP30 e o Novo PAC. A programação inclui tradicionais atrações das Forças Armadas, como desfiles motorizados, cavalaria, pirâmide humana e a Esquadrilha da Fumaça. Desde o início da semana, projeções especiais em prédios públicos de Brasília celebram a data, com iluminações no Congresso, Museu da República, STF e Palácio do Planalto, exaltando a soberania e o orgulho nacional.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.