
Política
Senado pede prisão preventiva de Ciro Gomes por ataques a prefeita de Crateús
Justiça analisa acusações de violência política de gênero contra Janaína Farias

Foto: José Cruz/Agência Brasil
A Advocacia do Senado solicitou neste mês a prisão preventiva de Ciro Gomes (PDT), acusado de violência política de gênero contra Janaína Farias (PT), ex-senadora e atual prefeita de Crateús (CE). A medida foi pedida em dois documentos enviados à Justiça Eleitoral do Ceará nos dias 1º e 4 de setembro, mas ainda não analisados.
As acusações envolvem ofensas iniciadas em 2023, quando Janaína assumiu o Senado na vaga de Camilo Santana. Ciro a chamou de "cavalo" do ministro e disse que ela foi assessora de "assuntos de cama". Em nova entrevista recente, afirmou que a prefeita "recrutava moças pobres e de boa aparência para fazer o serviço sexual sujo do senhor Camilo Santana".
Para a Advocacia do Senado, as declarações mostram que Ciro continuou cometendo os mesmos atos, mesmo já sendo réu. A repetição, segundo o órgão, justificaria a prisão preventiva ou, ao menos, medidas cautelares que o impeçam de repetir as agressões.
O Ministério Público Eleitoral do Ceará já havia defendido punições alternativas. Neste mês, a Justiça Eleitoral pediu à Polícia Federal que investigue possível perseguição. Em sua defesa, Ciro alegou ter feito apenas "críticas políticas à atuação" de Camilo Santana.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.