Terça-feira, 23 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Conselho de Ética pauta abertura de processo contra Eduardo nesta terça-feira

Política

Conselho de Ética pauta abertura de processo contra Eduardo nesta terça-feira

Deputado pode perder mandato por quebra de decoro; ação inclui acusações de difamação contra instituições brasileiras

Conselho de Ética pauta abertura de processo contra Eduardo nesta terça-feira

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 23 de setembro de 2025 às 10:37

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pautou para esta terça-feira (23) a abertura de processo contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por quebra de decoro parlamentar. A representação, apresentada pela bancada do PT, pede a cassação do mandato do deputado. Ele responde a quatro ações no colegiado, mas apenas uma foi incluída na pauta. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também denunciou Eduardo por coação no curso do processo, por atuar fora do país em ações que buscavam interferir em investigações que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na ação apresentada ao Conselho, o PT acusa Eduardo de atuar reiteradamente contra instituições do Estado brasileiro, especialmente o Supremo Tribunal Federal (STF) e seus ministros. A legenda afirma que o deputado, que reside nos Estados Unidos desde fevereiro, tem buscado influenciar autoridades americanas a aplicar sanções contra membros do STF, da PGR e da Polícia Federal, em retaliação às investigações que envolvem aliados e familiares.

Além da abertura do processo contra Eduardo, o Conselho também realizará oitivas relacionadas ao deputado Gilvan da Federal (PL-ES), que foi suspenso por 90 dias em maio após ofensas contra a ministra Gleisi Hoffmann. A representação ainda está em tramitação e pode gerar nova punição. A defesa de Gilvan indicou quatro testemunhas; duas confirmaram presença, uma recusou e outra ainda não respondeu.