
Política
Celso Sabino confirma saída do Ministério do Turismo após ultimato do União
Ministro comunicou decisão ao União Brasil e aguarda reunião com Lula para oficializar saída

Foto: Roberto Castro/Mtur
O ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), comunicou à executiva do partido que deve deixar o cargo oficialmente nesta sexta-feira (26), segundo informações divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo. Nos bastidores, a saída já foi informada ao União Brasil e ao presidente Lula, que pediu a Sabino que aguardasse seu retorno de Nova York, após a Assembleia Geral da ONU, para formalizar a decisão.
Lula desembarcou em Brasília na madrugada de quinta-feira (25), mas ainda não marcou reunião com o ministro. Antes de sair, Sabino tentou negociar uma licença partidária que lhe permitiria permanecer no governo até 3 de abril de 2026, prazo final de desincompatibilização para disputar as eleições. Ele deve concorrer ao Senado pelo Pará.
Na semana passada, a executiva nacional do União Brasil determinou que seus filiados deixassem os cargos no governo em até 24 horas, sob risco de expulsão. Sabino, deputado federal licenciado, foi indicado pela bancada da Câmara. Já os ministros Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) e Frederico Siqueira Filho (Comunicações) chegaram ao governo por indicação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.