Sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula abre conselho que vai monitorar pagamento do acordo de Mariana

Política

Lula abre conselho que vai monitorar pagamento do acordo de Mariana

Barragem, em Mariana (MG), se rompeu em novembro de 2015. Ao todo, 49 municípios foram atingidos e 19 pessoas morreram

Lula abre conselho que vai monitorar pagamento do acordo de Mariana

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 26 de setembro de 2025 às 14:45

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) instalou nesta sexta-feira (26) o Conselho Federal de Participação Social da Bacia do Rio Doce e Litoral Norte Capixaba (CFPS Rio Doce).

Durante discurso, no Palácio do Planalto, o petista cobrou fiscalização para que possíveis desvios de recursos sejam evitados. "Somos nós, governo, e vocês, moradores da região, que estamos tomando conta dos recursos, sem permitir que haja qualquer desvio desse dinheiro. Isso se chama governar, mais que isso, é cuidar para que o dinheiro do povo seja administrado pelo próprio povo", declarou.

O fundo terá R$ 5 bilhões para serem investidos ao longo de 20 anos, que será destinado a iniciativas de reparação coletiva. No evento, Lula também anunciou investimento de R$ 1,6 bilhão para a construção de novos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) nos 48 municípios afetados e que fazem parte do acordo de reparação.

Os investimentos serão para construção e reforma de unidades de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), policlínicas e hospitais.