Domingo, 28 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Prestes a deixar governo, União Brasil e PP ainda têm 140 filiados em órgãos

Política

Prestes a deixar governo, União Brasil e PP ainda têm 140 filiados em órgãos

Anúncio da saída de ministro Celso Sabino, do Turismo, foi primeiro passo de movimento que pode se expandir

Prestes a deixar governo, União Brasil e PP ainda têm 140 filiados em órgãos

Foto: Sidney Lins Jr. / Agência Liderança

Por: Metro1 no dia 28 de setembro de 2025 às 11:00

Atualizado: no dia 28 de setembro de 2025 às 11:05

O anúncio da saída do ministro Celso Sabino (Turismo) do governo Lula após o ultimato do União Brasil foi o primeiro passo de um movimento que pode se expandir pela máquina pública e movimentar cargos em órgãos de orçamento bilionário. A informação é do jornal O Globo.

De acordo com a reportagem, um levantamento identificou 140 filiados ao partido e ao PP, que integra a mesma federação, em postos de confiança no Executivo. A pressão das cúpulas das siglas pelo desembarque já despertou o interesse de outras legendas e abriu a disputs por espaço.

No primeiro escalão, além de Sabino, o deputado federal licenciado André Fufuca (PP-MA) está à frente do Ministério do Esporte. As situações estão em patamares diferentes no momento. Sabino entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira uma carta de demissão, uma semana após o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, exigir a saída imediata.