
Política
Haddad diz que conversa entre Lula e Trump foi "positiva"
Ministros acompanharam ligação entre os presidentes nesta segunda-feira (6); diálogo ocorre em meio à sobretaxa de 50% imposta por Trump a produtos brasileiros

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta segunda-feira (6) a conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente norte-americano, Donald Trump. Os dois falaram por telefone às 10h30, em diálogo acompanhado por Haddad no Palácio da Alvorada.
Também participaram o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Sidônio Palmeira (Secom). Segundo Haddad, o encontro foi positivo. Ele afirmou que uma nota oficial será divulgada pelo Palácio do Planalto com os principais pontos da conversa.
“Recomendou a divulgação de uma nota. Nós combinamos que a nota vai ser a expressão. Foi positivo, mas a nota vai sair pelo Palácio”, disse Haddad ao chegar ao Ministério da Fazenda.
A conversa ocorre em meio à decisão do governo Trump de aplicar uma sobretaxa de 50% a produtos brasileiros. A possibilidade de um contato entre os dois líderes havia sido levantada no mês passado, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
Na ocasião, Trump discursou logo após Lula e afirmou ter sentido uma boa “química” com o brasileiro. Lula também comentou que “aquilo que parecia impossível deixou de ser impossível e aconteceu”, destacando a boa relação no breve encontro.
Segundo auxiliares, a opção por uma conversa por telefone antes de uma reunião presencial foi estratégica para permitir que os presidentes avaliem pontos de convergência e divergência na relação comercial e construam gradualmente uma relação de confiança.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.