Terça-feira, 07 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Empresário investigado decide ficar em silêncio na CPMI do INSS

Política

Empresário investigado decide ficar em silêncio na CPMI do INSS

Defesa afirma que bens foram adquiridos de forma legal

Empresário investigado decide ficar em silêncio na CPMI do INSS

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 07 de outubro de 2025 às 08:17

O empresário Fernando dos Santos Andrade Cavalcanti, investigado por envolvimento em fraudes contra aposentados do INSS, depôs na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS nesta segunda-feira (6), mas decidiu permanecer em silêncio após responder às primeiras perguntas. Ele foi alvo da Operação Sem Desconto, que apura descontos irregulares em benefícios previdenciários.

Ex-sócio de Nelson Willians, advogado ligado ao esquema, Cavalcanti negou envolvimento, disse não ser "laranja" e afirmou desconhecer as ações ilegais atribuídas a Willians e a Maurício Camisotti. A defesa declarou que os bens são legais e pertencem à empresa de Cavalcanti, incluindo uma Ferrari em financiamento até 2027.

Durante a operação, a Polícia Federal (PF) apreendeu carros de luxo, relógios e vinhos avaliados em milhões. Questionado sobre sua evolução patrimonial, o empresário evitou detalhar, embora tenha declarado que, em 2017, possuía menos de R$ 100 mil.

A CPMI aponta possível participação de Cavalcanti em uma rede com políticos e servidores. O senador Carlos Viana afirmou que o patrimônio é incompatível com os rendimentos declarados e que Cavalcanti seria parte de uma organização que atuava livremente em Brasília.