Quarta-feira, 08 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Quaest: 49% veem Lula mais forte após encontro com Trump nos EUA

Política

Quaest: 49% veem Lula mais forte após encontro com Trump nos EUA

Levantamento mostra apoio à postura amigável de Lula diante dos EUA e percepção positiva sobre relação com Trump, apesar de tensões comerciais

Quaest: 49% veem Lula mais forte após encontro com Trump nos EUA

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 08 de outubro de 2025 às 07:24

A Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) o mostra que 49% dos entrevistados acreditam que o presidente Lula saiu mais forte politicamente após o encontro com Donald Trump na sede da ONU. Para 27%, Lula saiu mais fraco, e 10% consideraram que ele permaneceu igual. O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas entre 2 e 5 de outubro e tem margem de erro de 2 pontos percentuais.

Apesar da recente crise nas relações entre Brasil e Estados Unidos, agravada por tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, o clima entre os dois líderes começou a mudar após a reunião na ONU. Trump chegou a elogiar Lula publicamente, dizendo ter tido “excelente química” com o brasileiro. Antes mesmo do telefonema entre ambos em 6 de outubro, 51% dos entrevistados achavam que os dois “vão se dar bem”, enquanto 36% discordavam.

A pesquisa também revelou que 65% dos entrevistados defendem uma postura amigável de Lula diante das ações de Trump, número superior aos 58% registrados em agosto. Em contrapartida, 25% preferem uma atitude mais dura, queda em relação aos 33% anteriores. Sobre os próximos passos, 46% acham que Lula deve buscar nova reunião com Trump, enquanto 44% acreditam que ele deve agir com cautela.