
Política
Brasileiros detidos por Israel em flotilha para Gaza chegam ao Brasil
Os 13 ativistas que tentavam entregar ajuda humanitária aos palestinos foram deportados após barcos serem interceptados por militares israelenses

Foto: Divulgação/Global Sumud Flotilla
O Ministério das Relações Exteriores informou, nesta quinta-feira (9), que chegaram ao Brasil os cidadãos que integravam uma flotilha humanitária com destino à Faixa de Gaza e haviam sido detidos por autoridades israelenses.
O grupo, formado por 13 brasileiros, entre eles ativistas, jornalistas e políticos, desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos pouco depois das 10 horas da manhã. Entre os passageiros estavam a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) e a vereadora Mariana Conti (PSOL), de Campinas.
Segundo o Itamaraty, os integrantes da flotilha Global Sumud embarcaram na quarta-feira (8) em um voo comercial que partiu da Jordânia, com escala no Catar, antes de chegar ao Brasil.
Em nota, o ministério agradeceu ao governo jordaniano pelo apoio na operação, que permitiu a saída dos ativistas de Israel por meio do território do país árabe. Os brasileiros foram recebidos por cerca de 80 militantes que entoavam gritos de "Palestina Livre". A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL) participou da recepção. “A gente tem muito orgulho da missão humanitária que eles cumpriram e vai seguir denunciando o genocídio que acontece na Faixa de Gaza e lutando pela causa Palestina”, declarou a parlamentar, em um vídeo publicado nas redes sociais.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.