
Política
Lula confirma reunião com EUA para negociar tarifaço
Este será o primeiro encontro oficial entre representantes dos dois governos após a conversa entre Lula e Trump na ONU

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que Brasil e Estados Unidos terão uma reunião nesta quinta-feira (16) para discutir a taxação extra aplicada a produtos brasileiros exportados para o mercado norte-americano.
Este será o primeiro encontro oficial entre representantes dos dois países após a conversa entre Lula e o presidente Donald Trump, ocorrida no início deste mês.
“Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica”, brincou Lula nesta quarta-feira (15), ao comentar a videoconferência que teve recentemente com o presidente norte-americano. A declaração faz referência à fala de Trump, que havia dito ter tido “química excelente” com o líder brasileiro durante um breve encontro nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, em setembro.
Após essa aproximação inicial, Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para conduzir as tratativas com o Brasil. Em resposta, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi convidado a liderar uma delegação brasileira a Washington, onde as negociações devem avançar.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.