
Política
Oposição no Senado não vê risco de rejeição a Jorge Messias para o STF
Mesmo com preferência por Pacheco, adversários avaliam que nome do AGU passará com folga

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
A oposição no Senado Federal já admite que, caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficialize a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado-geral da União não enfrentará resistência suficiente para ser barrado. Apesar de considerarem o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como um nome com maior apoio entre os parlamentares, opositores avaliam que Messias conseguirá aprovação sem grandes dificuldades. As informações são da CNN.
Segundo uma contagem informal feita por partidos de oposição, Messias teria cerca de 30 votos contrários — menos da metade dos 81 senadores. Lula já teria batido o martelo sobre a escolha e deve anunciar a indicação nos próximos dias. O presidente deve se reunir com Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado e peça-chave no processo de sabatina e votação da indicação.
Alcolumbre, que defende a nomeação de Pacheco, sinalizou que manterá postura de neutralidade caso Messias seja o indicado. A expectativa é que ele não atue nem para impulsionar nem para travar a indicação. O senador permanecerá em Brasília no fim de semana, à espera de uma possível reunião com Lula sobre o assunto.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.