Domingo, 19 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula defende independência da América Latina diante de pressões externas

Política

Lula defende independência da América Latina diante de pressões externas

Durante encontro com estudantes, presidente sugere criação de doutrina latino-americana para fortalecer educação e autonomia regional

Lula defende independência da América Latina diante de pressões externas

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 19 de outubro de 2025 às 08:03

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu neste sábado (18) que projetos comuns de educação entre países da América Latina podem garantir maior independência política e econômica para a região. A declaração foi feita durante um evento com estudantes da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), em São Bernardo do Campo (SP).

Segundo o presidente, investir em educação é essencial para reduzir a dependência externa e enfrentar pressões internacionais. Ele também ressaltou a importância de alianças entre países do Sul Global.

“Fizemos também a Universidade da América Latina em Foz do Iguaçu. Queremos formar uma doutrina latino-americana, com professores e estudantes latino-americanos, para sonhar que nosso continente um dia seja independente, e que nunca mais um presidente de outro país ouse falar grosso com o país, porque não vamos aceitar”, afirmou.

Lula destacou que o Brasil tem buscado parcerias estratégicas com países africanos, nações de língua portuguesa e governos latino-americanos como forma de ampliar a cooperação educacional e política.