
Política
Lula defende independência da América Latina diante de pressões externas
Durante encontro com estudantes, presidente sugere criação de doutrina latino-americana para fortalecer educação e autonomia regional

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu neste sábado (18) que projetos comuns de educação entre países da América Latina podem garantir maior independência política e econômica para a região. A declaração foi feita durante um evento com estudantes da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), em São Bernardo do Campo (SP).
Segundo o presidente, investir em educação é essencial para reduzir a dependência externa e enfrentar pressões internacionais. Ele também ressaltou a importância de alianças entre países do Sul Global.
“Fizemos também a Universidade da América Latina em Foz do Iguaçu. Queremos formar uma doutrina latino-americana, com professores e estudantes latino-americanos, para sonhar que nosso continente um dia seja independente, e que nunca mais um presidente de outro país ouse falar grosso com o país, porque não vamos aceitar”, afirmou.
Lula destacou que o Brasil tem buscado parcerias estratégicas com países africanos, nações de língua portuguesa e governos latino-americanos como forma de ampliar a cooperação educacional e política.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.