
Política
Câmara pode criar bancada cristã
Grupo seria formado por deputados evangélicos e católicos e teria voz ativa nas articulações da Casa

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil/ARQUIVO
A Câmara dos Deputados pode ganhar oficialmente uma bancada cristã. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu colocar em votação, nesta quarta-feira (22), um pedido de urgência para o projeto de resolução que formaliza a criação do grupo, composto por parlamentares evangélicos e católicos.
Se aprovado, o grupo passará a integrar oficialmente a estrutura da Câmara, ao lado das bancadas feminina e negra. O líder da nova bancada terá direito a voz e voto nas reuniões de líderes e poderá discursar por até cinco minutos durante o período reservado às comunicações de liderança, uma vez por semana.
O projeto foi apresentado pelos presidentes das frentes parlamentares evangélica e católica, deputados Gilberto Nascimento (PSD-SP) e Luiz Gastão (PSD-CE), respectivamente. De acordo com a proposta, a bancada cristã será responsável por garantir a representação ativa de seus membros nas atividades e órgãos da Câmara.
Os autores argumentam que a formalização do grupo no Regimento Interno da Casa representa o reconhecimento de uma força política e social já consolidada no Congresso.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.