Sábado, 25 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula dispara que traficantes são "vítimas de usuários" em coletiva na Indonésia

Política

Lula dispara que traficantes são "vítimas de usuários" em coletiva na Indonésia

O presidente defendeu a soberania nacional em resposta a possibilidade de ações militares contra o tráfico de drogas em outros países

Lula dispara que traficantes são "vítimas de usuários" em coletiva na Indonésia

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 24 de outubro de 2025 às 13:48

Atualizado: no dia 24 de outubro de 2025 às 14:05

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em coletiva de imprensa em Jacarta, capital da Indonésia, que traficantes de drogas são "vítimas dos usuários", em uma fala sobre combate ao tráfico, nesta sexta-feira (24). Ele ainda afirmou que uma estratégia de combate viável e mais eficaz é combater os viciados internamente.

"Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente. Os usuários, os usuários são responsáveis pelos traficantes que são vítimas dos usuários também. Você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra. Então é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate a droga", disse.

Lula fez esta declaração quando respondeu sobre falas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em defesa de ações militares letais contra supostos grupos de narcotráfico, estas atividades seriam fora do território norte-americano. O presidente brasileiro saiu em defesa da soberania territorial e responsabilidade das ações das lideranças.

"Você não está aí para matar as pessoas, você está para prender as pessoas. Antes de punir alguém, é preciso julgar, ter provas. Você não pode simplesmente dizer que vai invadir o território de outro país. É preciso respeitar a Constituição, a autodeterminação dos povos e a soberania territorial", completou.