
Política
Lula recebe título de Doutor Honoris Causa na Malásia
Homenagem reconhece a trajetória do presidente brasileiro em políticas voltadas à redução das desigualdades

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, neste sábado (25), o título de Doutor Honoris Causa na área de Filosofia e Desenvolvimento Internacional e Sul Global, concedido pela Universidade Nacional da Malásia (UKM). A homenagem reconhece a trajetória do presidente brasileiro em políticas voltadas à redução das desigualdades e à cooperação entre países em desenvolvimento.
Durante a cerimônia, além de fazer um discurso centrado em temas sociais e geopolíticos, cobrando a reforma do Conselho de Segurança da ONU e condenando a “brutalidade do genocídio em Gaza”. Ele também destacou o papel da juventude e das universidades na defesa da paz e dos direitos humanos. “As comunidades universitárias, em todo o mundo, têm elevado suas vozes contra a brutalidade do genocídio em Gaza e contra a inércia moral que impede, até hoje, que o Estado Palestino seja criado”, afirmou.
O presidente ainda criticou o uso de tarifas econômicas como instrumentos de coerção, citando medidas adotadas pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump, e ressaltou a importância do Brics como “ator fundamental na construção de um mundo multipolar, menos assimétrico e mais pacífico”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

