Quarta-feira, 05 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula vai à Colômbia para reunião da Celac em apoio à Venezuela, diz chanceler

Política

Lula vai à Colômbia para reunião da Celac em apoio à Venezuela, diz chanceler

Presidente cancelou agenda em Fernando de Noronha para participar do encontro regional antes da COP30

Lula vai à Colômbia para reunião da Celac em apoio à Venezuela, diz chanceler

Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

Por: Metro1 no dia 05 de novembro de 2025 às 15:16

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quarta-feira (5) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu participar da reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), na Colômbia, em “solidariedade” à Venezuela.

Em conversa com a imprensa, Vieira explicou que a reunião, marcada para o fim de semana na cidade de Santa Marta, será voltada ao apoio regional ao país comandado por Nicolás Maduro, que vem sendo alvo de ameaças de invasão por parte dos Estados Unidos.

“Essa reunião vai tratar da sua agenda, da sua pauta. E é um apoio, é uma solidariedade regional à Venezuela, tendo em vista que o presidente repetidamente já disse: a posição da nossa política externa é de que a América Latina e, sobretudo, a América do Sul são uma região de paz e cooperação”, afirmou o ministro.

Vieira destacou ainda que países da União Europeia participarão do encontro e que a presença do Brasil é essencial para garantir o “formato pleno” da reunião, já que o país foi um dos idealizadores da criação da Celac.

Como antecipado pela imprensa, Lula deixará Belém (PA), onde está desde o último sábado (1º), e cancelou uma agenda em Fernando de Noronha (PE) que teria no sábado (8). Antes de seguir para a Colômbia, o presidente participa da cúpula de chefes de Estado da COP30, marcada para quinta (6) e sexta-feira (7) na capital paraense.