Terça-feira, 11 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Relator da CPI do Crime Organizado quer concluir relatório antes do prazo

Política

Relator da CPI do Crime Organizado quer concluir relatório antes do prazo

Alessandro Vieira busca evitar influência eleitoral nas propostas do relatório final

Relator da CPI do Crime Organizado quer concluir relatório antes do prazo

Foto: Lula Marques/Agência Brasi

Por: Metro1 no dia 10 de novembro de 2025 às 10:05

Atualizado: no dia 10 de novembro de 2025 às 11:37

Instalada há cerca de uma semana, a CPI do Crime Organizado tem 120 dias, até abril de 2026, para investigar a atuação de facções e milícias no país. No entanto, o relator da comissão, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), afirmou que pretende concluir o relatório antes do prazo oficial, para evitar que as propostas sejam “contaminadas pela proximidade com a campanha eleitoral”.As informações são do Blog de Lauro Jardim no Estadão.

A CPI foi criada após uma operação policial no Rio de Janeiro que resultou em 121 mortes, a mais letal da história do estado.

O PT é o partido com maior número de representantes, seguido pelo PL, MDB e PSD. Entre os membros titulares estão Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Magno Malta (PL-ES), Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Otto Alencar (PSD-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE). Já entre os suplentes figuram nomes como Jaques Wagner (PT-BA), Randolfe Rodrigues (PT-AP) e Sergio Moro (União-PR).

O Planalto inicialmente resistiu à instalação da CPI para evitar desgastes políticos, já que a pauta da segurança pública tende a favorecer a oposição. Apesar disso, o governo obteve uma vitória inicial com a eleição de um senador do PT para a presidência do colegiado, derrotando Hamilton Mourão, que ficou com a vice-presidência.