
Política
Governo brasileiro só quer novo encontro Lula-Trump com anúncio de acordo
Planalto vê a necessidade de que nova reunião entre os dois presidentes vá além de declarações

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O governo brasileiro avalia que um novo encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump só deve ocorrer quando os dois lados tiverem alcançado avanços concretos nas negociações comerciais e possam ter um acordo, ou pelo menos rascunho de acordo, para anunciar.
Antes disso, segundo o petista indicou à sua equipe, seria melhor prosseguir em conversas de caráter mais técnico e, no máximo, em nível ministerial. Lula não descarta, porém, uma ligação para Trump a fim de pedir mais engajamento dos Estados Unidos na aceleração das negociações.
Assessores presidenciais consideram que é fundamental, em uma próxima reunião, ir além do diálogo estabelecido na Malásia, em 26 de outubro, que teve um caráter de aproximação. Agora, avaliam, é preciso ter algo para anunciar. O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, pode se encontrar com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, nesta terça-feira (11), no Canadá, no âmbito da cúpula do G7.
A ideia é que nessa reunião, se de fato ocorrer, sejam ajustadas negociações entre ministros do Brasil e dos Estados Unidos, nas próximas semanas, para que possam discutir as tarifas extras de 40% sobre produtos brasileiros e sanções a autoridades.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

