
Política
Lula vai ajudar nas negociações na última semana da COP
Segunda-feira (17), presidente pretende retomar discussões que não tiveram andamento

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Lula (PT) pretende retornar a Belém para auxiliar nos processos de negociações que, até então, enfrenta divergências entre países ricos e em desenvolvimento.
Se as negociações não avançarem, o presidente pretende ir presencialmente à capital paraense para participar das decisões políticas que acontecerão já na próxima segunda-feira (17), visando dar andamento ao que já estava em discussão na primeira semana.
Outro objetivo da visita de Lula, é conseguir que a discussão da criação de um mapa para o fim dos combustíveis fósseis – proposta anteriormente – conste como possibilidade para ser trabalhada pelos próximos eventos. Embora não discutida nas negociações, a proposta é um tema de prioridade no documento da presidência.
Quem está mais a par sobre os assuntos relacionados ao Brasil é a ministra Marina Silva, que pretende convencer alguns países contrários ao mapa, como os do Oriente Médio, a aceitar pelo menos a sinalização do plano e trabalho sobre a proposta ainda nesse evento. Nesse meio, Lula seria o mediador, a fórmula que a diplomacia brasileira busca na COP.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

