Quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

PGR descarta recorrer da absolvição de general absolvido no plano de golpe

Política

PGR descarta recorrer da absolvição de general absolvido no plano de golpe

Primeira Turma do STF não viu provas que corroborassem delação de Cid

PGR descarta recorrer da absolvição de general absolvido no plano de golpe

Foto: Antonio Augusto/ Secom/PGR

Por: Metro1 no dia 19 de novembro de 2025 às 16:12

A Procuradoria-Geral da República (PGR) não vai recorrer da absolvição do general Estevam Teophilo, mesmo tendo solicitado sua condenação nas alegações finais relativas ao chamado “núcleo 3” da trama golpista.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu livrar o militar da condenação ao considerar que não há provas suficientes para respaldar a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid. Interlocutores do procurador-geral, Paulo Gonet, avaliam que a possibilidade de reverter essa decisão é mínima, e que apresentar recurso apenas atrasaria o encerramento do processo.

Como o recurso não será interposto pelo Ministério Público, a absolvição de Teophilo deverá transitar em julgado antes de se encerrar o processo para os demais réus, estes já condenados pela Turma e ainda com direito de recorrer. O julgamento do “núcleo 3”, que envolve militares das forças especiais apelidados de “kids pretos”, foi concluído com decisão unânime dos ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino. A denúncia apontava que eles teriam planejado o assassinato de autoridades e tentado envolver o Exército Brasileiro no planejamento de um golpe institucional.