
Política
Lula chega a Moçambique para reunião com autoridades e recebe título honoris causa
Visita de um dia inclui encontro com o presidente Daniel Chapo, assinatura de acordos e participação em fórum empresarial

Foto: Ricardo Stucker/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou neste domingo (23) em Maputo, capital de Moçambique, para uma visita oficial de apenas um dia. O primeiro compromisso é uma reunião bilateral com o presidente Daniel Chapo, no Palácio Ponta Vermelha, seguida de um encontro ampliado com ministros dos dois países para assinatura de acordos de cooperação. Lula também participará de um fórum empresarial e receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Pedagógica de Maputo.
A agenda marca os 50 anos da independência de Moçambique e meio século das relações diplomáticas entre os dois países. Segundo o governo brasileiro, a viagem reforça a presença do Brasil em nações em desenvolvimento. O retorno a Brasília está previsto para 18h20 no horário local (13h20 em Brasília).
Antes de embarcar, em Joanesburgo, Lula comentou a necessidade de países com reservas de minerais críticos assumirem protagonismo na cadeia produtiva global. Para ele, não basta exportar matéria-prima sem agregar valor.
“Falar sobre minerais críticos também é falar sobre soberania. A soberania não é medida pela quantidade de depósitos naturais, mas pela habilidade de transformar recursos através de políticas que tragam benefícios para a população. Precisamos de investimentos ambientalmente e socialmente responsáveis, que contribuam para fortalecer a base industrial e tecnológica dos países detentores de recursos”, declarou durante sessão do G20.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

