
Política
Senado marca sabatina de Jorge Messias para 10 de dezembro
AGU foi indicado por Lula para vaga deixada por Luís Roberto Barroso no STF

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), anunciou nesta terça-feira (25) que a sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, ocorrerá no dia 10 de dezembro. A data foi definida em acordo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Messias foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso, em outubro. A leitura do relatório e da mensagem presidencial está marcada para 3 de dezembro.
Otto Alencar também definiu o senador Weverton Rocha (PDT-MA) como relator da indicação. Durante a sabatina, Messias será ouvido e interpelado pelos integrantes da CCJ. Se aprovado por maioria simples, o nome seguirá para votação no plenário do Senado no mesmo dia. A indicação foi oficializada por Lula em 16 de novembro, no Dia da Consciência Negra.
Davi Alcolumbre afirmou que soube da escolha de Messias pela imprensa enquanto estava no Amapá durante o feriado prolongado. Segundo ele, já na segunda-feira (24) iniciou articulações com outros senadores para organizar o calendário da sabatina, devido ao curto prazo antes do recesso legislativo, que começa em menos de um mês.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

