
Política
Audiência sobre extradição de Carla Zambelli é adiada na Itália
Sessão na Corte de Apelação de Roma foi remarcada devido a paralisação de advogados; tribunal deve analisar o mérito do pedido brasileiro na próxima semana

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
A audiência que marcaria a primeira análise do pedido de extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP) pela Justiça italiana foi adiada para a próxima quinta-feira (4). A sessão, que estava prevista para ocorrer nesta quinta (27), foi remarcada em razão de uma greve de advogados penalistas em Roma. O caso tramita na Corte de Apelação da capital italiana.
Zambelli está presa desde o fim de julho no complexo penitenciário de Rebibbia, em Roma. Na audiência marcada para a próxima semana, o tribunal deverá analisar, pela primeira vez, o mérito do pedido de extradição apresentado pelas autoridades brasileiras. O Ministério Público italiano já se posicionou favoravelmente à solicitação.
A deputada deixou o Brasil em junho para evitar o cumprimento de uma pena de dez anos de prisão, aplicada por crimes relacionados à invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e à emissão de um mandado de prisão falso contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Já em território italiano, Zambelli também foi condenada a mais cinco anos de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. As condenações fazem parte do mesmo processo de extradição.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

