
Política
Lula reúne ministros para discutir crise com Senado
Presidente resiste a pressão do Senado enquanto avaliação de Jorge Messias para vaga no Supremo está marcada para 10 de dezembro

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou nesta segunda-feira (1) uma reunião com ministros para tratar da relação do Planalto com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). O encontro será conduzido pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e deve avaliar se Lula entregará pessoalmente a mensagem presidencial com a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal, gesto visto pelo Senado como possível manobra para adiar a análise da nomeação. As informações são da CNN.
Apesar da pressão, Lula resiste a ceder à situação. Integrantes do governo afirmam que o presidente está incomodado com a possibilidade de Alcolumbre reunir 50 votos contrários à indicação de Messias. Governistas interpretam que o presidente do Senado busca ampliar seu poder junto ao Executivo, inclusive por meio de cargos em autarquias federais.
Em nota divulgada no domingo, Alcolumbre afirmou ser ofensivo sugerir que cargos resolveriam a aprovação do ministro. "É nítida a tentativa de setores do Executivo de criar a falsa impressão, perante a sociedade, de que divergências entre os Poderes são resolvidas por ajuste de interesse fisiológico, com cargos e emendas. Isso é ofensivo não apenas ao Presidente do Congresso Nacional, mas a todo o Poder Legislativo", escreveu. Ele também criticou a demora no envio da mensagem oficial com a indicação ao STF, classificando o atraso como “perplexidade”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

