Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Segunda-feira, 08 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Senado retoma discussão sobre marco temporal para terras indígenas

Política

Senado retoma discussão sobre marco temporal para terras indígenas

Proposta de emenda constitucional sobre terras indígenas está parada desde 2023

Senado retoma discussão sobre marco temporal para terras indígenas

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 08 de dezembro de 2025 às 11:12

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), planeja avançar com a análise de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o marco temporal para a demarcação de terras indígenas. A PEC está travada no Senado desde 2023, após decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre pedidos de impeachment contra integrantes da Corte.

Alcolumbre cobrou que a proposta seja debatida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e sugeriu um calendário especial para votação direta no plenário. A medida é considerada prioritária para o setor do agronegócio e tem como relator o senador Esperidião Amin (PP-SC).

Em paralelo, o STF marcou o julgamento presencial da tese do marco temporal para quarta-feira (10). A decisão do ministro Gilmar Mendes suspendeu a apresentação de pedidos de impeachment, e o presidente do STF, Edson Fachin, confirmou que as ações sobre demarcação de terras indígenas serão levadas a plenário físico.

A PEC foi apresentada após o STF declarar a tese do marco temporal inconstitucional em setembro de 2023. A lei previa que povos indígenas só teriam direito à demarcação de terras se ocupassem as áreas ou disputassem os locais na promulgação da Constituição de 1988. Trechos vetados pelo governo foram posteriormente derrubados pelo Congresso.