
Política
Adilson Barroso toma posse como suplente de Zambelli nesta segunda
Decisão segue o regimento interno da Casa e a legislação eleitoral

Foto: Marcos Corrêa/PR
Com a renúncia da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), formalizada neste domingo (14), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), determinou a convocação do suplente Adilson Barroso (PL-SP) para assumir a vaga. A decisão segue o regimento interno da Casa e a legislação eleitoral, após comunicação oficial da Secretaria-Geral da Mesa.
Adilson Barroso é empresário, natural de Minas Gerais e filiado ao Partido Liberal de São Paulo. Identificado com a ala bolsonarista, tem trajetória política que inclui mandatos como vereador e vice-prefeito em Barrinha (SP), além de deputado estadual por São Paulo entre 2002 e 2010. Em 2022, ficou como primeiro suplente do PL ao obter 62.445 votos e já havia exercido mandato federal entre 2023 e 2025, durante o afastamento do deputado Guilherme Derrite.
A renúncia de Zambelli ocorre após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a perda imediata de seu mandato em razão de condenação criminal com trânsito em julgado. A deputada foi condenada a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e está presa na Itália, o que inviabiliza o exercício do mandato parlamentar.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

