
Política
Moraes diz que segundo turno de 2022 foi 'um dos momentos mais vexatórios' da PRF
Declaração foi feita durante o julgamento do núcleo da trama golpista que envolve o ex-diretor da PRF Silvinei Vasques

Foto: Rosinei Coutinho/STF
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, afirmou nesta terça-feira (16) que o segundo turno das eleições de 2022 foi “um dos momentos mais vexatórios” da história da Polícia Rodoviária Federal. A declaração foi feita durante o julgamento do núcleo da trama golpista que envolve o ex-diretor da PRF Silvinei Vasques, acusado de atuar para dificultar o acesso de eleitores de Lula aos locais de votação.
Segundo Moraes, provas indicam que houve um plano articulado no Ministério da Justiça para concentrar blitze policiais em redutos eleitorais do petista, o que caracterizaria crime contra a democracia. O ministro destacou que o TSE, então sob sua presidência, foi surpreendido no dia da votação por imagens de bloqueios divulgadas nas redes sociais e na imprensa.
A Primeira Turma do STF julga integrantes do governo Bolsonaro acusados de tentar viabilizar um golpe de Estado. Os réus respondem por crimes como tentativa de abolição do Estado democrático de Direito e organização criminosa armada, e o julgamento ainda contará com os votos dos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

