Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula venceria todos os adversários no primeiro e segundo turnos, diz nova pesquisa Quaest

Política

Lula venceria todos os adversários no primeiro e segundo turnos, diz nova pesquisa Quaest

Levantamento feito com 2004 eleitores revela ainda que Flávio Bolsonaro está melhor posicionado que os demais nomes da direita

Lula venceria todos os adversários no primeiro e segundo turnos, diz nova pesquisa Quaest

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Jairo Costa Jr. no dia 16 de dezembro de 2025 às 16:29

Nova pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Quaest, realizada em parceria com a Genial Investimentos, mostra um panorama positivo para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em todos os cenários relativos à disputa eleitoral de 2026. De acordo com o levantamento feito com 2004 entrevistados entre os últimos dias 11 e 14, Lula venceria todos os eventuais adversários tanto no primeiro quanto no segundo turno na corrida presidencial.

No cenário espontâneo, em que não são fornecidos nomes de candidatos aos eleitores, Lula aparece com 20% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparecem empatados o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e seu filho mais velho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ambos com 5%. 

Os demais nomes não obtiveram pontuações significativas. A pesquisa também apontou o crescimento de seis pontos percentuais para Lula neste cenário, em comparação com a sondagem do mesmo instituto realizada em novembro, quando o petista aparecia com 14%. Flávio Bolsonaro também registrou alta, saindo de 0% para 5%. Em movimento contrário, o ex-presidente caiu de 14% para 5%.

Em relação à pesquisa estimulada, quando são apresentadas listas com os candidatos, a Quaest simulou seis cenários diferentes de primeiro turno da eleição para a Presidência da República, levando-se em conta candidaturas pulverizadas do campo da direita e extrema-direita. No primeiro, Lula somou 39%, contra 23% de Flávio Bolsonaro e 13% do governador do Paraná, Ratinho Júnior.  

No segundo, o presidente aparece com 41%, 18 pontos a mais que Flávio, citado por 23% dos entrevistados. Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),  tem 10% das intenções de voto. No terceiro, Lula desponta com 39%. Em segundo e terceiro, vêm Flávio Bolsonaro, com 26%, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que obteve 6%. 

No quarto cenário de primeiro turno, Lula se manteve na dianteira (39%) e Flávio Bolsonaro na segunda colocação (27%). Já o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), está em terceiro com apenas 4%, mas bem distante dos demais adversários. O quinto cenário traz os seguintes resultados: Lula (37%), Flávio (23%), Ratinho Júnior (11%), Zema (4%) e Caiado (3%). 

Já no sexto e último cenário estimulado para o primeiro turno mostra Lula novamente em vantagem (34%), seguindo por Flávio Bolsonaro (21%), Ratinho Júnior (12%), o ex-ministro Ciro Gomes, que voltou ao PSDB (8%), Zema (4%) e Caiado (2%). 

Outros dois virtuais candidatos - Renan Santos (Missão) e o ex-ministro Aldo Rebelo (Democracia Cristã) - foram incluídos em todos os questionário, mas não conseguiram superar a barreira dos 3%. O percentual de indecisos variou dos 4% aos 6%, enquanto os que disseram votar em branco, nulo ou se abster ficaram entre 13% e 20%, a depender do cenário. 

Presidente consolida vantagem sobre adversários no segundo turno

A nova pesquisa esquadrinhou também a percepção do eleitorado para o segundo turno da corrida presidencial. Em todos os cinco cenários medidos pelo instituto, Lula tem de 10 a 12 pontos de vantagem sobre os demais concorrentes. No duelo contra Flávio Bolsonaro, o placar é de 46% contra 36% a favor do petista. 

Já com Tarcísio de Freitas, o presidente soma 45%, ante 35% do governador paulista. A mesma proporção se repete no confronto direto contra Ratinho Júnior. Em um eventual segundo turno contra Ronaldo Caiado, o presidente soma 44%, e o governador de Goiás, 33%. Caso o concorrente seja Romeu Zema, o petista soma 45%, ante 33% do governador mineiro. 

O percentual de indecisos varia de 3% a 4%, enquanto brancos, nulos e abstenções somam de 15% a 20%. Segundo a Quaest, foram ouvidos eleitores de 120 municípios de todas as regiões brasileiras e faixas de idade, gênero, escolaridade e renda. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

A pesquisa mostra também que Flávio Bolsonaro está melhor posicionado no segundo turno contra Lula, embora a vantagem dele sobre os demais nomes da direita se dê dentro da margem de erro. Trata-se da primeira sondagem a ser divulgada desde a indicação do senador carioca como candidato do PL pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.