Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Quaest: 47% são contra redução de penas proposta pelo PL da Dosimetria

Política

Quaest: 47% são contra redução de penas proposta pelo PL da Dosimetria

Maioria dos eleitores vê proposta como benefício a Bolsonaro e é contra redução de penas

Quaest: 47% são contra redução de penas proposta pelo PL da Dosimetria

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil/ARQUIVO

Por: Metro1 no dia 17 de dezembro de 2025 às 12:00

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (17) mostra que 47% dos eleitores são contra o projeto de lei da dosimetria, que reduz penas de condenados pela tentativa de golpe de Estado. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e está em discussão no Senado. Segundo o levantamento, 24% são a favor da redução proposta, 19% defendem reduções ainda maiores, e 10% não souberam ou não responderam.

Ao serem questionados se o projeto foi aprovado para reduzir a pena de Jair Bolsonaro ou a de todos os condenados, 58% afirmaram que a proposta tem como objetivo beneficiar o ex-presidente. Outros 30% acreditam que a redução valeria para todos, enquanto 12% não souberam responder. Caso aprovado, o PL pode reduzir a pena de Bolsonaro de 27 para cerca de 20 anos, e o tempo em regime fechado de seis anos para dois anos e quatro meses.

A pesquisa também avaliou a opinião sobre anistia aos condenados pela tentativa de golpe. A maioria, 44%, rejeita a anistia, percentual que recuou dentro da margem de erro em relação a outubro. Já 36% defendem anistia para todos, inclusive Bolsonaro, e 10% são favoráveis apenas aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas entre 11 e 14 de dezembro e tem margem de erro de dois pontos percentuais.