
Política
Lula irá utilizar pesquisas para justificar veto ao PL da Dosimetria
PT ainda decidiu lançar uma campanha nas redes sociais em apoio ao veto presidencial

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve usar pesquisas de opinião recentes para justificar o veto ao PL da Dosimetria, aprovado pelo Senado na noite de quarta-feira (17). Em conversas com senadores aliados, Lula lembrou que a maioria da sociedade é contrária a qualquer tipo de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro. As informações são do blog de Gustavo Uribe na CNN.
O presidente também avaliou que sancionar a proposta geraria desgaste desnecessário com a militância de esquerda e até com eleitores moderados. A decisão deve ser anunciada nos próximos dias, para evitar que ganhe força a narrativa construída pela base aliada que articulou a aprovação do projeto.
Paralelamente, o PT decidiu lançar uma campanha nas redes sociais em apoio ao veto presidencial. A mobilização, com a hashtag #VetaLula, foi definida poucas horas após a aprovação do texto no Senado e tem como slogan a mensagem “Impunidade para bandido, não”. A estratégia faz parte de um plano mais amplo do partido para levar o debate ao longo do ano eleitoral de 2026. Além da disputa política, o PT e outras legendas de esquerda já acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar derrubar a aprovação do PL da Dosimetria.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

