
Política
Lula reconhece música gospel como manifestação cultural
Cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara, parlamentares evangélicos e artistas do gênero gospel

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta terça-feira um decreto que reconhece a música gospel como manifestação cultural no Brasil. A medida é vista como um gesto de aproximação do governo com o segmento evangélico.
A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara, Hugo Motta, parlamentares evangélicos e artistas do gênero gospel. Segundo Lula, a iniciativa surgiu após um pedido da senadora Eliziane Gama e busca fazer “justiça ao povo evangélico”, sendo apenas um reconhecimento cultural.
"Esse decreto surgiu por conta de uma conversa minha com a (senadora) Eliziane (Gama), ela apareceu no meu gabinete, com um papel na mão e falou: "presidente, transforma música gospel num patrimônio nacional". E eu liguei para a companheira Margareth e disse: "vamos fazer isso". E sua reivindicação está sendo atendida por que é fazer justiça ao povo evangélico e à música gospel. É apenas um reconhecimento.
O anúncio havia sido feito na última reunião ministerial de 2025, em 17 de dezembro, e teve como destinatário o advogado-geral da União, Jorge Messias. Lula destacou o reconhecimento da música gospel como patrimônio cultural durante o encontro no Palácio do Planalto.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

