
Política
Brasil critica ação militar dos EUA na Venezuela e pede fim imediato
Embaixador do país na ONU afirma que bloqueio naval viola a Carta da ONU e defende diálogo político entre os países

Foto: Reprodução/Youtube/ONU
O embaixador do Brasil na ONU, Sérgio Danese, afirmou nesta terça-feira (23/12) que a presença militar dos Estados Unidos nas proximidades da Venezuela, assim como o bloqueio naval recentemente anunciado, configuram uma violação da Carta das Nações Unidas e devem ser encerrados imediatamente. A declaração foi feita durante reunião do Conselho de Segurança da ONU.
“Somos e queremos seguir sendo uma região de paz, respeitando o direito internacional e mantendo boas relações entre vizinhos. A força militar reunida pelos Estados Unidos e o bloqueio naval constituem violação da carta da ONU e, portanto, devem ser cessados de imediato e incondicionalmente, em favor do uso de instrumentos políticos e jurídicos disponíveis”, declarou Danese.
O embaixador ressaltou que o Brasil convida os dois países a estabelecerem “um diálogo genuíno de boa fé e sem coerção”, e que o presidente Lula está disposto a colaborar, se necessário, com o consentimento mútuo de Estados Unidos e Venezuela.
Danese também destacou que a situação tem importância global, não apenas regional, e alertou que um conflito na América Latina poderia repercutir em escala mundial. Ele reforçou que cabe ao Conselho de Segurança e a todos os Estados “se esforçarem incansavelmente para garantir que as diferenças sejam resolvidas de forma pacífica”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

