
Política
Chanceler Mauro Vieira participa de reunião sobre Venezuela com países latinos
Encontro ocorre por videoconferência e discute resposta regional à prisão de Nicolás Maduro

Foto: Senado Federal
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participa na tarde deste domingo (4) de uma reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) para discutir a situação da Venezuela após o ataque dos Estados Unidos que resultou na prisão do presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Vieira estava de férias até a próxima segunda-feira (6), mas antecipou o retorno a Brasília após a ação militar americana. O chanceler participa do encontro em nível ministerial por videoconferência, a partir do Palácio do Itamaraty, por volta das 14h, no horário de Brasília.
Além da crise venezuelana, a pauta da reunião inclui temas como desarmamento nuclear, agricultura familiar, cultura, energia e meio ambiente, em um contexto de busca da América Latina por maior autonomia política e diplomática.
Reunião de emergência
Após a operação dos Estados Unidos na Venezuela, o governo brasileiro convocou uma reunião ministerial de emergência para avaliar a resposta política e os possíveis impactos da ação no Brasil.
O encontro foi coordenado de forma remota pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está em recesso em uma base militar no Rio de Janeiro e deve retornar a Brasília nesta segunda-feira (6).
Segundo o governo federal, não há registro de brasileiros entre possíveis vítimas dos ataques realizados pelos Estados Unidos contra a Venezuela.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

